Ação do Governo do Estado é coordenada pela AD Diper e conta com apoio logístico das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

Uma onda de solidariedade tem engajado diversas empresas em Pernambuco no combate à pandemia da Covid-19. Uma das frentes deste trabalho, a Central de Doações Remota do Governo do Estado, sob responsabilidade da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), já contabiliza, em apenas três semanas, contribuições que somam mais de 608 mil itens e 55,8 mil litros de produtos sanitizantes. A AD Diper é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O trabalho é coordenado remotamente por colaboradores da AD Diper, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Já o apoio logístico acontece por meio das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. É destes dois locais que os produtos arrecadados são destinados, conforme suas demandas, para os pontos de necessidade.

Do total de 608,3 mil itens arrecadados, a AD Diper contabiliza a doação de 290 mil itens da Unilever entre produtos de higiene pessoal e limpeza, que estão tendo como destinado a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, a ONG Novo Jeito e o Distrito de Fernando de Noronha. As primeiras 113,1 mil mercadorias foram entregues no início de abril. Os demais 178,8 mil volumes chegam nesta segunda-feira (20/04).

Já a Solar Coca-Cola destinou 125 mil unidades de garrafas pet envasar álcool 70% em gel e líquido. Um total de 10,8 mil unidades de máscaras (entre cirúrgicas e N95) e 16,4 mil unidades de luvas de procedimento foram disponibilizadas pela Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco e pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). O Cetene também contribuiu com cinco mil toucas descartáveis e cinco mil sapatilhas Propé.

O Grupo Moura doou 20 mil máscaras de proteção facial (Face Shield). A Esposende Calçados repassou 46 mil pares de meia. Da Ondunorte, vieram 19,2 mil unidades de papel higiênico. Da Asa Indústria e Comércio chegaram 20 mil unidades de sabão em barra bactericida.

O Aché Laboratórios Farmacêuticos também contribuiu para a causa. Na última terça-feira (14/4), a empresa entregou 50,8 mil unidades de medicamentos. O carregamento vindo de São Paulo foi entregue no galpão da Secretaria de Saúde. Em nota oficial, a empresa prometeu a doação, em breve, de mais medicamentos, álcool em gel, equipamentos de proteção individual (EPIs) e kits diagnósticos para os profissionais da saúde.

Entre os produtos de limpeza, a Central contabilizou o repasse de 55,8 mil litros de produtos sanitizantes. Entre as contribuições estão 18,7 mil litros de álcool 70% (gel e líquido) repassados por empresas como Ambev, Benzoquímica, Aquaflex, Guararapes, Infa Cosméticos, Total Clean, Hebron e Audace. Já o grupo Raymundo da Fonte doou 36 mil litros de água sanitária. Outros 1,1 mil litros de sabão líquido e limpa vidros foram doados pela Unilever.

Para participar da corrente de doações, as empresas interessadas em enviar contribuições podem contatar a AD Diper pelo e-mail doacoescovid19@addiper.pe.gov.br ou pelos telefones 81 99488 2149 ou 81 99488 3777. As doações são diversas e os entre os produtos de mais necessidades estão os insumos e EPIs (máscaras, álcool 70% gel e líquido), além de produtos de limpeza.

De acordo com o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, as doações estão fazendo toda a diferença e ajudando diversos profissionais que estão trabalhando para salvar vidas e pessoas carentes. “São produtos que atendem tanto a rede pública de hospitais quanto a população mais vulnerável. É uma ação importante que precisa do engajamento de todos. Continuaremos com os trabalhos e convocamos quem puder para ajudar”, solicita.

Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça um comentário!
Coloque seu nome aqui