SONY DSC

Novo levantamento sobre transparência pública divulgado nesta terça-feira (16) pelo Tribunal de Contas mostra uma sensível evolução no Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE) pelas Prefeituras e Câmaras Municipais do Estado.

A apuração do índice, relativo ao exercício de 2018, compreende a avaliação da disponibilização de informações e recursos essenciais à transparência pública nos sites oficiais e portais de transparência, bem como da existência de regulamentação, em legislação própria, da criação do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, que consiste em uma unidade física, de fácil acesso e aberta ao público, voltada ao atendimento do cidadão que queira obter orientações ou informações públicas custodiadas pelo órgão.

A partir dos critérios definidos resolução, as Prefeituras e Câmaras Municipais foram avaliadas e enquadradas em cinco níveis de transparência: Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.

O levantamento identificou uma considerável evolução no acesso à informação disponibilizada aos cidadãos pelos poderes Executivo e Legislativo Municipais, que buscaram, em certa medida, se adequar às exigências normativas relacionadas à Transparência Pública.

Das 184 Prefeituras pernambucanas, Sertânia ficou no deprimente 127º lugar, e para quem tanto falava e dava aulas de gestão pública nas ondas sonoras do rádio, a Prefeitura de Sertânia está fazendo feio e tem mais, só para lembrar que a gestão Guga Lins ficou sempre entre as 40 cidades mais transparentes, alcançando até o 2º lugar em todo Estado.

TÉCNICOS DO TCE-PE SE DEBRUÇARAM SOBRE OS NÚMEROS COM RELAÇÃO A TRANSPARÊNCIA NAS PREFEITURAS E NAS CÂMARAS DE VEREADORES DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

Para acessar o levantamento completo, realizado em 2018, é só acessar a página do Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco, disponível no site do TCE-PE nos caminhos: Cidadão > Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco – ITMPE ou Gestores > Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco – ITMPE.

Mais uma vez os dados técnicos mostram a verdadeira face da atual gestão municipal, onde tem em seu gestor um verdadeiro falastrão, sendo desmascarado pelo levantamento do TCE no quesito TRANSPARÊNCIA.

O levantamento completo, realizado em 2018, pode ser acessado na página do Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco, disponível no site do TCE-PE nos caminhos: Cidadão > Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco – ITMPE ou Gestores > Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco – ITMPE.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça um comentário!
Coloque seu nome aqui