Esequias Cardoso*

O reino está exultante, o rei, tentando esconder sua crise existencial, as mazelas do seu governo e manter sua coroa, anunciou a festa, uma grande festa se anuncia para o reino déspota, onde os súditos sofrem, mas gozam, e a atração se exibirá no coliseu da pax, sob o clima embriagante do “tudo está bem graças a Deus”.

É aqui no vosso reino, onde todos são levados a esquecer tudo, inclusive, dengues hemorrágicas. Teremos shows midiático e este ano foi até antecipado, sufoquemos tristezas e mascaremos realidades, entorpeça-se a massa, embriaguemos todos os súditos, o reino pode sonhar, sorrir é preciso, estão aí os bobos da corte, eles pulam, eles falam nas redes, massageiam o ego do chefe-mor, fazem gracinhas para que este ria, “o rei tem que sorrir”, pensam eles e se desdobram para isso, num deprimente espetáculo circense às avessas.

Sei que teremos show, sei que ninguém se lembrará de criança sangrando com dengue hemorrágica em hospitais longe daqui, o espetáculo maior vai ser mesmo no coliseu, é ali que serão distribuídos pão e água a todos que alimentará uma massa sedenta e famélica, que se sacia com pouco, já que se faz medíocre, tal qual seu rei, um  déspota. É assim, e sempre será.

Viva o populismo, viva os bobos da corte, viva o chefe mor. Vamos vivendo na mentira, distribuindo pão e água numa pax que embriaga alguns súditos, mas inquieta os “hereges”, os quais teimam em contrariar o tal direito divino. O rei antecipou a festa!

O coliseu está pronto. Quantos serão vencidos ali? Não importa, o reino está feliz. E neste cenário, a plebe, exultante e ante o populismo capenga, comerão o pão, distribuído pelos ungidos, através das ondas mediáticas, e assim deverão permanecer.

Viva o rei, Viva o Grão Vizir, celebremos os bobos da corte. A felicidade é aqui!!!

*Esequias Cardoso é professor concursado da rede oficial de ensino de Pernambuco, graduado pela AESA/CESA Arcoverde e pós graduado em História pela UPE, com pós graduação também em Gestão e Coordenação em educação pela UPE. Atualmente está cursando Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande-PB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça um comentário!
Coloque seu nome aqui