Espaço, que existe desde 2010, garante a acessibilidade para pessoas com deficiência nos principais polos carnavalescos do Estado

Na próxima segunda-feira (18), a Secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, através da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência, inicia as inscrições para o Camarote da Acessibilidade. Este ano, a parceria do Governo do Estado com as prefeituras envolvidas no projeto – Recife, Olinda e Bezerros -, vai disponibilizar até 940 vagas para pessoas com deficiência, seja física, auditiva, visual ou intelectual. As inscrições devem ser feitas das 8h às 13h através da Ouvidoria Social, no telefone (81) 3183-3075. Pessoas com deficiência auditiva possuem um canal exclusivo através do Whatsapp (81) 98494-1298.

Em Recife, o Camarote da Acessibilidade estará presente no maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira (02). A plataforma será montada no Pátio do Carmo e os inscritos devem chegar a partir das 8h. Vale ressaltar que os cadastros através da Ouvidoria Social são direcionados aos moradores da Região Metropolitana, excluindo o Recife, e Interior do Estado. No caso dos recifenses que queiram ter acesso ao camarote, a inscrição será feita diretamente com a Prefeitura do Recife através do (81) 3355-8645, no horário das 9h às 12h, e das 13h às 16h. Já para as pessoas com deficiência auditiva, as inscrições serão feitas exclusivamente pelo email: camarotedaacessibilidaderecife@gmail.com .

Já em Olinda, a plataforma estará disponível durante três dias da Festa de Momo – no domingo (03), segunda (04) e terça-feira (05). Na cidade, a estrutura ficará montada na Praça do Carmo. As inscrições para os olindenses também devem ser feitas diretamente com a Prefeitura pelo número (81) 3429.6777, no horário das 8h às 14h ou através do e-mail camarotedaacessibilidadeolinda@gmail.com .

Em Bezerros, o espaço estará montado durante o desfilo dos Papangu, que ocorre no domingo (03), garantindo a inclusão social também no Agreste. Vale ressaltar que nos três polos o número de vagas inclui também os acompanhantes, que podem ser levados apenas por pessoas com deficiência física, visual ou intelectual (um acompanhante por inscrito). Em todos os três pontos haverá, ainda, intérprete de Libras.

“O Camarote da Acessibilidade, que teve início em 2010, já se incorporou ao calendário de atividades da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, garantindo que o folião com deficiência não fique de fora da folia. Os três polos montados em diferentes cidades do Estado permitem a pluralidade do acesso a esse projeto, que sem dúvida faz a diferença para as pessoas com deficiência que desejam participar do Carnaval com segurança, conforto e tranquilidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

De acordo com o Superintende de Apoio à Pessoa com Deficiência, Edimilson Silva, é importante que, no momento da inscrição, seja informado a necessidade de acompanhante para que a vaga seja garantida. Ainda segundo ele, as pessoas com deficiência física também terão acesso aos camarotes através das vans adaptadas do PE Conduz. “É importante frisar que a necessidade do transporte também deve ser informada no momento do cadastro. Também lembramos que as inscrições de pessoas com deficiência auditiva feitas pelo Whatsapp devem conter nome completo, CPF, cidade em que reside e telefone, sendo feita apenas uma inscrição por mensagem”, esclareceu Edimilson.

Print Friendly, PDF & Email
COMPARTILHAR
Artigo anteriorPEDREIRO É EXECUTADO COM DOIS TIROS NA CABEÇA EM IBIMIRIM
Próximo artigo1ª CARAVANA DETRAN NOS MUNICÍPIOS EM 2019 NO SERTÃO DO ESTADO
Esequias Cardoso
Esequias Cardoso foi policial civil durante 10 anos e hoje é professor concursado da rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco, graduado e pós graduado em História, pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA e Universidade de Pernambuco - UPE respectivamente. Também é pós graduação em Gestão e Coordenação em Educação pela Universidade de Pernambuco - UPE. Atualmente faz Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande- Campus Sumé-Paraíba PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO LIGUE (87) 9.9648.1349 ou 9.9139.9084 (whats app)

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça um comentário!
Coloque seu nome aqui