Fortalecer o desenvolvimento sustentável do setor da avicultura do Agreste Meridional do Estado é o principal objetivo de um projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a ser realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Nesta segunda-feira (4), o secretário Dilson Peixoto recebeu, em seu gabinete, representantes da entidade e de uma de suas vinculadas, Adagro, para uma apresentação do Projeto Inovação e Desenvolvimento da Avicultura do Agreste Pernambucano.

O público-alvo serão avicultores de pequeno porte da Cooperativa de Avicultores de São Bento do Una (COOPAVE), por meio da adequação de 23 pequenas granjas às exigências de biosseguridade da produção; obtenção da rastreabilidade dos ovos, desde a procedência até a comercialização, e a implantação do sistema de eficiência hídrica, com adesão efetiva às novas tecnologias e acesso a novos mercados. Está prevista ainda a realização de um festival gastronômico na IV Feira de Avicultura do Nordeste, com chefes de cozinha renomados, tendo o ovo como ingrediente principal.

“O projeto vem ao encontro de uma de nossas metas prioritárias, que é o incentivo à agricultura familiar. Os beneficiados serão os pequenos produtores, que terão mais oportunidades de inserção no mercado”, pontuou o secretário Dilson Peixoto.

Segundo dados da Associação dos Produtores de Aves de Pernambuco (Avipe), o Agreste responde por cerca de 60% da produção de ovo, enquanto os outros 40% são distribuídos entre as cidades da Mata Norte e Região Metropolitana do Recife. Essas indústrias garantem o trabalho de aproximadamente 150 mil pessoas, com empregos diretos e indiretos em mais de 790 granjas. São Bento do Una é o maior produtor de ovos de galinha do Estado, equivalente a 26,7% da produção estadual.

Participaram da reunião o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima, acompanhado da diretora de Planejamento e Convênio da agência, Késia Alcântara; a gerente do Sebrae da Unidade do Agreste Meridional, Gerlane Melo; a analista de agronegócio, Kedma Azevedo; e a assessora da diretoria do Sebrae/PE, Ângela Miki.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDETRAN PE: LICENCIAMENTO DE VEÍCULO FIQUE ATENTO AS DATAS
Próximo artigoSECRETÁRIO DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO, RODRIGO NOVAES, TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA EMPETUR
Esequias Cardoso
Esequias Cardoso é professor concursado da rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco, graduado e pós graduado em História, pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA e Universidade de Pernambuco - UPE respectivamente. Professor do Programa de escola Integral , atuando na Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac - Sertânia. Atualmente está fazendo especialização em gestão e coordenação em educação (pós graduação). PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO LIGUE (87) 9.9648.1349 ou 9.9139.9084 (whats app)

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça um comentário!
Coloque seu nome aqui