Dados de questionários da Prova Brasil de 2015 foram disponibilizados na última segunda 20/03/2017

Todos os anos, diretores, professores e alunos do 5º e 9º ano participam da Prova Brasil para que a qualidade do Ensino Fundamental da rede pública seja avaliada. Além do exame aplicado às crianças e adolescentes, os envolvidos devem responder a uma série de perguntas que abordam desde a infraestrutura da instituição até relacionamento com a família. Nesta segunda 20/03, o QEdu, projeto que visa compilar dados da Educação brasileira, divulgou as informações referentes ao ano de 2015. No caso dos docentes, o que mais chama a atenção são os dados sobre a aprendizagem.

Para os professores, os fatores que mais impactam o desempenho dos estudantes são a falta de assistência e acompanhamento do pais (item mencionado por 94% dos educadores entrevistados), a falta de esforço do aluno (93%), o meio social dos alunos (83%), o nível cultural dos pais (82%) e indisciplina (68%). De acordo com a pesquisa, somente 12% dos professores acreditam que seus alunos chegarão à universidade.

As respostas dos docentes sobre o nível cultural das famílias são coerentes em relação a dados passados pelos alunos sobre acesso à cultura: 37% dos entrevistados do 5º ano dizem nunca ir ao cinema e 43% não vão a espetáculos de teatro, dança ou música. No caso dos adolescentes do 9º ano, 39% não saem para ver filmes e 49% não frequentam eventos culturais. Apesar disso, 97% dos pequenos do Fundamental I dizem que a família os incentiva a estudar, número que sobe para 98% entre os estudantes do Fundamental II.
Sobre a formação, os profissionais são categóricos: desejam ter mais oportunidades para aprender como ensinar. Dos respondentes, 88% querem participar de mais formações. Segundo 67% deles, a maior dificuldade é se capacitar para o trabalho com pessoas com deficiência. E apesar de a maioria (58%) afirmar já terem feito vários cursos, 41% dos docentes dizem não haver oferta na área de interesse deles.

Para saber mais dados sobre a Educação Pública brasileira no Ensino Fundamental clique aqui e confira os dados compilados pelo QEdu.

Por: Anna Rachel Ferreira – NOVA ESCOLA

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEM VISITA AO SERTÃO DO PAJEÚ, PAULO CÂMARA LANÇA PLANO DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES
Próximo artigoPREFEITO ÂNGELO FERREIRA DESCUMPRE RECOMENDAÇÃO DO PROMOTOR DE JUSTIÇA DE SERTÂNIA
Esequias Cardoso
Esequias Cardoso foi policial civil durante 10 anos e hoje é professor concursado da rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco, graduado e pós graduado em História, pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA e Universidade de Pernambuco - UPE respectivamente. Também é pós graduação em Gestão e Coordenação em Educação pela Universidade de Pernambuco - UPE. Atualmente faz Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande- Campus Sumé-Paraíba PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO LIGUE (87) 9.9648.1349 ou 9.9139.9084 (whats app)

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça um comentário!
Coloque seu nome aqui